Gilberto Gil X Pirataria do filme Tropa de Elite

A notícia é de 2007, e eu tive contato com o vídeo hoje, por outros motivos, e acabei vendo esse trecho…

Fala sério, não é historinha, o cara que fez a coisa está dizendo para a Trip, num vídeo, o que aconteceu… Agora, depois de assistir, me diga, dá para dar algum crédito a um ministro da cultura que deveria viver de direitos autorais, mas assiste um filme pirata? E essa entrevista que ele próprio concedeu a respeito justamente da pirataria do filme Tropa de Elite 2?

Fonte: Folha de São Paulo

“Gil disse que “seria irresponsabilidade intelectual e política” de sua parte não ver que a pirataria de “Tropa de Elite”, em particular, e essa prática, em geral, representa “uma equação de muitos termos”.
“Esse filme não poderia ter sido pirateado como foi, com impactos tão graves em sua economia, se não fosse a possibilidade tecnológica. Isso entra na equação”, afirmou.
Na avaliação do ministro, vivemos um período de “novas demandas, de uma nova sociedade, de novas possibilidades tecnológicas” e “esse fenômeno [da pirataria] diz respeito a isso”. O secretário do Audiovisual, Orlando Senna, identifica “dois aspectos na questão”.”

Artigo completo em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq3108200719.htm

Aluguel de caçamba SP